segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO KUNG FU NO BRASIL.

1949=> Neste ano, ocorreu a fundação da República Popular da China que constituiu um apoio ao resgate das artes marciais chinesas e uma oportunidade para promover o Kung Fu. Velhos métodos de luta voltaram a ser usados, e novos foram criados.

1950=> Grupos de mestres foram formados com estímulo do governo para criar um esporte nacional chinês, o que deu origem ao então chamado Wushu Moderno.

1959=> O Kung Fu começou a ser ensinado para os ocidentais, tornando a arte progressivamente mais popular em âmbito mundial. No Brasil, esta transmissão de conhecimentos e técnicas começou neste mesmo ano, com a chegada dos primeiros Mestres chineses vindos de Cantão (província do sul da China) e de Hong Kong.

1960=> A expansão do Kung Fu continuou no Brasil com o estabelecimento no país dos Grãos-Mestres Wong Sun Keung (Tai Chi Chuan), Chan Kowk Wai (Shaolin do Norte) e Chiu Ping Lok (Fei Hok Pai).

1961-1968=> O Kung Fu é introduzido e ensinado na Universidade de São Paulo-USP pelo Grão-mestre Chan Kowk Wai.

1965=> Bruce Lee vai aos Estados Unidos e reforça o impulso já existente para tornar a arte marcial do Kung Fu mais conhecida por intermédio do cinema, mídia em que o ator e lutador Lee se destacava.

1971=> Chega ao Brasil o Mestre Li Wing Kay, representando os estilos Garra de Águia e Louva-a-Deus. 

1974-1975=> O Kung Fu é inserido como forma de defesa pessoal no 16º Batalhão da Polícia Militar do Estado de SP, pelo Mestre Li Wing Kay.

1979=> Fixa residência no Brasil, o Mestre Li Hon Ki representando os estilos Hung Gar e Wing Chun.

1980=> Instala-se no Brasil o Mestre Hu Chao Tien representando do estilo Serpente Divina.

1983=> O Grão-mestre Chan Kwok Wai ministra aulas em clubes na cidade de São Paulo-SP.

1985=> FUNDA-SE A PRIMEIRA ENTIDADE DE KUNG FU NO BRASIL, A FEDERAÇÃO DE KUNG FU DO ESTADO DO AMAZONAS(FKA) QUE  PASSA EM 1989 A SER DENOMINADA DE FEDERAÇÃO DE KUNG FU WUSHU DO ESTADO DO AMAZONAS(FKWAM). Vale salientar que neste ano acontecem no Amazonas os primeiros Campeonatos oficiais estaduais.

1989=> Funda-se a Federação Paulista de Kung Fu Wushu-FPKF. Também foram organizados os primeiros campeonatos oficiais estaduais em São Paulo e o nacional neste mesmo ano.

1990-1991=> São fundadas outras federações estaduais em Minas, Rio de Janeiro, Mato Grosso e outras posteriormente.

1992=> Fundação da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu.

1994=> Foi fundada a Federação Paulista de Kung Fu Tradicional (Kuoshu) e a Confederação Brasileira de Kung Fu Tradicional (Kuoshu).

2000=> Acontece no Amazonas o Terceiro Campeonato Pan-Americano, Com a presença de vários Mestres do Brasil e dos Estados Unidos, momento em que acontece também o Amazon Champion Chips tournament

2002=> O Brasil consegue sediar um grandioso evento entre Brasil e EUA, trazendo mestres e monges shaolin ao país pela primeira vez.

2003=> Foi aprovada na Câmara Municipal de São Paulo-SP, a Lei 13.573 de 08 de maio de 2003, que institui o Dia do Kung Fu, a ser comemorado no dia 11 de abril. O Brasil conquista resultados relevantes no Campeonato Mundial de Wushu Moderno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Faça a sua pesquisa

Pesquisa personalizada

Nossas postagens mais vistas