terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sistemas de Graduação

P4 – SISTEMAS DE GRADUAÇÃO


A atual diretoria da FKWAM desde o seu primeiro momento em 2002, vem implantando uma metodologia de trabalho visando melhorar a nossa participação nas competições Regionais, promovidas por esta Federação e nas competições Nacionais e Internacionais promovidas pela CBKW(Confederação Brasileira de KungFu Wushu), órgão filiado ao COB – Comitê Olímpico Brasileiro e COI- Comitê Olímpico Internacional.

No primeiro momento a maior dificuldade foi diagnosticar o que era mais importante para a formação dos atletas, chegou-se a conclusão que era preciso criar uma grade curricular com técnicas que obedecessem aos critérios estabelecidos pela IWuF(International Wushu Federation) em Beijing(China) orgão regulamentador da prática do Wushu Moderno no mundo de forma que pudessem ser aplicadas adotadas em todas as associações e entidades de prática filiadas a esta Federação, então foi criado em 2003 o primeiro Regulamento Interno de Wushu Moderno da FKWAM.

O sistema de graduação ficou divido em faixas que começa com a faixa branca e vai até a faixa preta, com esta metodologia,a FKWAM começou em 2003 o processo de reciclagem de todos os instrutores que davam aulas na capital não importando o estiloTradicional que os mesmos pertencessem. Graças a este procedimento a FKWAM, tem participado das Competições Regionais, Nacionais e Internacionais e conseguido ótimo desempenho com seus atletas.

O Sistema foi dividido em Rotinas do Norte, Rotinas do Sul, Internos e Sanshou(Luta Desportiva)

1- Rotinas do Norte:(CHANGQUAN, GUNSHU, DAOSHU,QIANGSHU e JIANSHU);

2 - Rotinas do Sul:(NANQUAN, NANGUN E NANDAO);

3 - Rotinas Internas:( TAI CHI DE 8, 16, 24,32 e 42);

4 - Sanshou: (Luta Desportiva).

5 - Estilos Tradicionais, existentes no estado (Shaolin Garra de Águia e Shaolin do Norte) estão divididos em Departamentos onde seus diretores fazem o acompanhamento do desenvolvimento dos respectivos estilos no Estado do Amazonas.



No Sistema Tradicional de Kung fu Wushu, cada Associação tem o seu método de graduação que segue os padrões dos estilos Tradicionais implantados nas respectivas Associações, já no Wushu Moderno ou Contemporâneo todas as Associações credenciadas por esta federação são obrigadas a seguir os padrões definidos em Assembléia Geral, que segue as determinações da CBKW-Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu.

Como a nível nacional ainda não tem um padrão para graduação em taulo(rotinas) desde iniciante até avançado, o Amazonas mais uma vez deu o grande passo e criou o seu que esta divido da seguinte forma:

1- INSTRUTORES E PROFESSORES DE NÍVEL BÁSICO;

2- INSTRUTORES E PROFESSORES DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO;

3- INSTRUTORES E PROFESSORES DE NÍVEL AVANÇADO.

Em luta(Sanshou) como já tem um Sistema de Graduação definido, fica assim determinado

1 –Atletas dos níveis de 1 a 4 os atletas serão graduados pelas Associações filiadas;

2- dos níveis 5 a 6(instrutores) estes serão graduados pela Federação do Estado;

3- e dos níveis 7 a 9 (PROFESSORES)serão graduados pela Confederação Brasileira de KungFu Wushu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Faça a sua pesquisa

Pesquisa personalizada

Nossas postagens mais vistas