domingo, 3 de janeiro de 2010

Ketsudan Vongphakdy, o Bruce Lee voando wushu

Atleta do Laos, trabalhando em produções do Circo du Soeil



O wushu é um esporte, parte exibição, parte full-contact, criado em 1949 pelos líderes comunistas chineses, na tentativa de nacionalizar a prática das artes marciais.

Seu representante mais conhecido é o ator Jet Li (Pequim, 1963), os filmes de ação habitual de Hollywood. No vídeo que acompanha estas linhas você pode ver Jet Li com 14 anos em uma de suas primeiras competições de wushu em que participou.
A competição consiste em duas partes: Taolu, movimentos acrobáticos e de artes marciais baseado em artes marciais chinesas milenares, e Sanda, combates corpo a corpo, no estilo tradicional.
Este esporte é considerado uma disciplina internacional com as suas próprias regras regulamentadas pela IWuF(International Wushu Federation).
O primeiro campeonato mundial foi realizado em 1991, em Pequim. E depois a cada dois anos.
Existe uma clara tendência de que os atletas que praticam esta modalidade usem movimentos que desafiel as leis da física para o corpo humano, são usadas técnicas aéreas onde os mesmos conseguem girar 540 graus e em alguns casos, até 720 graus de rotação.
Isto aplica-se a menina na foto. Seu nome é Ketsudan Vongphakdy. É do Laos. E a imagem é Soudaphone Chanlapheng voando em uma rotação horizontal no ar de impressionante 540 graus.
Era o final da competição e ela obviamente, ganhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Faça a sua pesquisa

Pesquisa personalizada

Nossas postagens mais vistas