quarta-feira, 1 de março de 2017

O KUNG FU QUE VOCÊ TREINA EH TRADICIONAL OU EH CHARLATÃO(INT.)

Bom dia amigos, 
O KUNG FU QUE VOCÊ TREINA EH TRADICIONAL OU EH
CHARLATÃO(int.)

* (int) Eh porque o meu teclado esta desconfigurado, então onde você encontrar (int.) significa interrogação!

Primeiro eh preciso saber que a palavra kung fu tem vários significados, porem não significa arte marcial, as palavras para 
designar a arte marcial chinesa são Kuoshu ou Wushu, essas denominações baseiam-se em momentos políticos na China, porem vamos considerar que a palavra kung fu, seja a arte marcial chinesa, pois eh assim que ela eh mais conhecida ate hoje. 
Pelo que entendo um estilo de kung fu para ser considerado tradicional, deve ter sido criado por um chinês nato, ou seja que nasceu na China, que viveu na China e o desenvolveu na China, e aprimorou as suas técnicas e foi passando seus conhecimentos para os seus alunos que de acordo com o grau de confiança neles, os denominava de estudantes, alunos, alunos portas fechadas, discípulos, mais tarde mestres e quando formava mestres o criador do estilo transformava-se em grão mestre. 

Nesses épocas não preocupava-se com faixas e graduação e sim com a convivência com a arte marcial e os seus valores agregados tais como filosofia, ética, idoneidade moral etc.
Os conhecimentos na maioria das vezes era passado de maneira verbal ou seja quase nada era escrito, e somente muito mais tarde começaram a se fazer registros escritos como forma de preservação e manutenção desses conhecimentos que eram passados de geração para geração.
Aqui cabe um reflexão sera que esses conhecimentos não foram se modificando e adaptando-se de acordo com o tempo(int). Acredito que sim, muitos estilos que eram considerados puros foram se mesclando e copiando técnicas de outros estilos e se aperfeiçoando, então essa historia de estilo de kung fu  puro e sem mudanças e que tem permanecido de acordo com a maneira que foi criado eh historia para criança acreditar, nada mais eh do que puro delírio de alguns incautos praticantes.
O kung fu que eh considerado charlatão eh aquele que foi criado fora da China, e ai temos tanto chineses como não chineses que andaram fazendo suas invencioneces e vendendo gato por lebre, ou seja dizendo que o kung fu que praticavam ou praticam eh tradicional, porem quando se eh exigido algum documento que se comprove sua origem, fica um vácuo. AQUI NÃO ESTOU COLOCANDO EM DUVIDA A EFICIÊNCIA DE NENHUM SISTEMA SEJA TRADICIONAL OU NÃO!
A melhor maneira de você treinar um kung fu tradicional eh pesquisar a respeito, consultar a Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu no site www.cbkw.org.br e com certeza o departamento técnico da confederação ira lhe dizer se ela acha que este ou aquele estilo eh considerado tradicional ou não, fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Faça a sua pesquisa

Pesquisa personalizada

Nossas postagens mais vistas