terça-feira, 29 de março de 2011

Kung Fu no Amazonas, re-escrevendo a história...

A FEDERAÇÃO DE KUNG FU WUSHU DO ESTADO DO AMAZONAS foi fundada em 21 de novembro de 1985, constituindo-se assim na primeira entidade regulamentadora e organizadora da modalidade no País, foi homologada pelo MEC, em 03 de outubro de 2001, até então nenhuma entidade nos demais estados brasileiros tinha sido criada com este fim especifico, modalidade FEDERATIVA organizada.

As dificuldades foram grandes devido ao fato de que os profissionais que trabalhavam na área advocatícia(advogados) no Amazonas não possuirem os conhecimentos necessários sobre as leis desportivas vigentes em nosso País para que pudessem nos dar apoio nesta empreitada, foi de suma importância a colaboração de professores de outras modalidades, tais como o: Karatê ( Profº Afremon Brangança), Tae-Kwon-Do(Profº Madeley), e de Educação Física(o Profº de Educação Física da Universidade do Amazonas e Advogado prof. Alberto Puga), nos deram para que pudéssemos fundar a Federação.



Neste período existiam somente duas Associações que exerciam a prática do Kung Fu no Amazonas que eram as associações, Associação de Kung Fu do Amazonas –AKAM, que tinha como responsável o profº Sandro José, cujo endereço era na Av. Constantino Nery e a Associação de Kung Fu Agulhas Negras-AKAN, tendo a frente o Profº Antonio Carlos Maria de Aguiar, situada na Rua da Instalação. 

Nestes vinte e quatro anos de existência já tivemos muitas alegrias, entre elas vale ressaltar que junto com as Federações de Minas Gerais e São Paulo fundamos a Confederação Brasileira de Kung Fu , hoje Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu - CBKW, e que no percurso desta caminhada já tivemos vários atletas competindo em campeonatos regionais, nacionais e internacionais, que se destacaram obtendo títulos nos locais mais longínquos, representando o nosso Estado com garra e determinação.

No início era desenvolvido no Amazonas oficialmente somente o kung fu Marcial, porém em 2002, quando o atual presidente o Sr. Ari(stercle) Galvão assumiu, a federação começou participar dos campeonatos oficiais promovidos pela CBKW, com atletas disputando nas modalidades de Wushu Moderno taolu e Wushu Moderno Sanshou hoje Sanda:

Eventos que já participamos:
1-    2003- CAMPEONATO BRASILEIRO EM GOIANIA(GOIAS);
2-    2004 – CAMPEONATO BRASILEIRO EM FORTALEZA;
3-    2005 – CAMPEONATO BRASILEIRO NO RIO GRANDE SUL;
4-    2005 - I CAMPEONATO SULAMERICANO NA ARGENTINA
5-    2006 – CAMPEONATO BRASILEIRO EM BELO HORIZONTE;
6-    2006 – CAMPEONATO PANAMERICANO NO CANADÁ;
7-    2007 – CAMPEONATO BRASILEIRO EM FORTALEZA, vários atletas amazonenses participam pela primeira vez em kung Fu(Wushu) Tradicional: Com os Sistemas, Shaolin Garra de Águia e Shaolin do Norte, momento em que tivemos DOIS ATLETAS CONVOCADOS para participar 2º. Campeonato Sulamericano em São Paulo, e um atleta convocado para participar dos treinos visando o Campeonato de kung fu Tradicional na China;
8-    2007 - II CAMPEONATO SULAMERICANO EM SÃO PAULO, dois atletas amazonense sagram-se campeões e vice-campeões sulamericanos na modalidade taolu, rotinas compulsórias de 32 movimentos.
9-     Em 2008– CAMPEONATO BRASILEIRO EM CURITIBA, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, DOIS  ATLETAS AMAZONENSES SÃO CONVOCADOS PARA PARTICIPAR DOS TREINAMENTOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA VISANDO O III CAMPEONATO SULAMERICANO no Chile;
10-  2009 – UMA ATLETA É CONVOCADA PARA OS TREINOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA, VISANDO O 7TH CAMPEONATO PANAMERICANO E CAMPEONATO BRASILEIRO EM CUIABÁ – MATO GROSSO.
11-  2009 – VÁRIOS ATLETAS AMAZONENSES PARTICIPAM DO CAMPEONATO BRASILEIRO EM CUIABÁ, MATO GROSSO;
12-  2010 – WORKSHOP DE SANSHOU EM FORTALEZA, PROFESSORES E INSTRUTORES DO AMAZONAS GRADUAM-SE EM SANSHOU PELA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KUNG FU/WUSHU;
13-  2010 – CAMPEONATO BRASILEIRO DE KUNGFU/WUSHU, ETAPA MODERNO,SÃO PAULO, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
14-  2010 – CAMPEONATO BRASILEIRO DE KUNGFU/WUSHU, ETAPA TRADICIONAL EM SÃO PAULO, CAMPINAS

Hoje a Federação de Kung Fu/Wushu do Estado do Amazonas, tem três associações filiados que desenvolvem o kung fu marcial e o kung fu desportivo devidamente credenciadas, as dificuldades são muitas, mas a nossa determinação em fazer o que é certo para o desenvolvimento da nossa modalidade em nosso estado é inquebrantável, continuaremos nossa caminhada na busca de uma vida melhor, mais saudável, mais responsável e mais consolidada nos princípios da ética da moralidade e da espiritualidade do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Faça a sua pesquisa

Pesquisa personalizada

Nossas postagens mais vistas