terça-feira, 13 de outubro de 2009

Código de Ética

P7 – CÓDIGO DE ÉTICA


Considerar a conduta moral como algo absoluto pode equivaler a considerar que a ação é definida por condutas tradicionais, pode equivaler a considerar que uma ação definida de uma determinada maneira se aplica a tudo, em todos os tempos. Considerar que é relativa pode significar considerá-la em função da época, da localização geográfica, do clima, de necessidades econômicas e sociais, de crenças religiosas etc. Considerar que é relativa pode reduzir a expressão da conduta correta a um ditame de interesse público etc. Considerar que é absoluta pode equivaler a considerar que a expressão da conduta correta pode ser definida de uma maneira influenciável.

Existem três teorias éticas diferentes:

1- Teoria Objetiva da Ética - a bondade é objetiva (Teoria de Platão), não pode ser deduzida;

2 - Teoria Conseqüencial da Ética - o que torna boa uma ação é o seu resultado (utilitarismo, por exemplo); o máximo de prazer para o máximo de pessoas.

3 - Teoria Motivacional da Ética - o caráter moral de uma ação vem do motivo de quem age - a ação não é má se a pessoa tem boas intenções(Immanuel Kant é um dos teóricos motivacionais. Diz ele:"Não pratique uma ação que não possa ser repetida por todos o tempo todo".).

Como cristão acredito que Deus na sua infinita sabedoria colocou em nosso coração conceitos morais que nos dizem no íntimo o que está certo ou o que está errado, em caso de dúvida ainda nos deu os dois grandes mandamentos: AMARÁS AO SENHOR TEU DEUS, DE TODA A TUA ALMA DE TODO O TEU CORAÇÃO, E AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. Mas como Deus é muito sábio, faz prevalecer o que há no coração, tenho um amigo que é declaradamente ateu mas que tem um comportamento ético admirável, tenho aprendido muito com ele, em caso de dúvida recorra ao mandamento.

Como você pode ver não é tão fácil falar de Ética, mas para quem prática KUNG FU – WUSHU, os princípios éticos deverão estar baseados principalmente nos princípios éticos que norteiam os monges do templo Shaolin na China, que são:

Código de Ética do Kungfuista!

1 - Eu me comprometo a treinar o corpo e o espírito para a paz;

2 - Eu me comprometo a respeitar mestres, professores e colegas;

3 - Eu me comprometo a não ser falso e a seguir o caminho da verdade;

4- Eu me comprometo a persistir no aperfeiçoamento, físico, mental e espiritual;

5 - Eu me comprometo a ser paciente e humilde galgando um a um os degraus do conhecimento;

6 - Eu me comprometo a zelar para que em nosso meio não ofereça abrigo aos maus intencionados;

7 - Eu me comprometo a respeitar as demais filosofias e Artes Marcais;

8 - Eu me comprometo a zelar e manter a todo custo o devido respeito para com a minha arte;

9 - Eu me comprometo a ser um exemplo vivo da filosofia e ética dos mestres do Templo ShaoLin;

10 - Eu me comprometo a ser justo e lutar pela manutenção da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Faça a sua pesquisa

Pesquisa personalizada

Nossas postagens mais vistas